05 junho, 2014

Resenha #8: Pluvia Entre Segredos e Esperança - Erica Azevedo + Entrevista com a autora

Título original: Pluvia - Entre segredos & esperança
Autor: Erica Azevedo
Nº de Páginas: 280 (Novo Século)
Onde comprar? Aqui
Classificação: ♥♥♥♥
Sinopse: "Ana cresceu empenhada em suas histórias fantásticas, mas nunca teve oportunidade de se aventurar por elas. Abandonou-as ainda na adolescência, enxergando que a realidade é dura demais para tais voos inocentes. Mas, em meio a uma viagem a um vilarejo desconhecido no sul do Brasil, ela tem a oportunidade de enveredar por um mundo totalmente novo, quando, em meio à chuva do fim de tarde, observa as gotas se transformarem em pessoas iguais a ela. Sentindo o fogo que a preenchia na infância se reacender com a curiosidade, Ana vai atrás deles e se depara com um pedido de ajuda e a descoberta de um novo mundo: Pluvia. Mas o que essas pessoas realmente escondem? E qual o segredo por trás dos profundos olhos azuis do estranho senhor da mercearia? E o que de tão terrível está assustando os pluvianos a ponto de fazê-los pedirem ajuda a uma menina indefesa? Essas respostas serão desvendadas e muitas outras perguntas surgirão no decorrer da leitura de Pluvia."




Ok, vamos começar pela resenha.

Pluvia é um daqueles livros bem originais e conta com uma garota normal como protagonista, uma garota como eu ou você e isso ajuda bastante na identificação.

A leitura é leve, o vocabulário é fácil e a trama é surpreendente e te prende, tanto que terminei o livro em poucas horas. 

Em Pluvia, os habitantes são desconfiados em relação à presença de Ana no vilarejo, graças a uma antiga traição, mas isso não a impede de fazer amigos maravilhosos - e outros nem tanto. 

Erica conseguiu desenvolver e descrever bem todos os personagens, eu conseguia imaginar todas as cenas claramente - e essa não é uma tarefa fácil quando o lugar não existe, quando a autora tem que criar tudo do zero. 

Me apaixonei pelo Aléxi, ele é o típico "bad boy" misterioso que vai conquistar o coração das leitoras ♥ 

Pela primeira vez precisei me esforçar para não dar spoilers, tudo que posso adiantar é que Ana não é nada previsível e que a história nos reserva muitas surpresas.


O final tem aquele gostinho de "quero mais", te deixa ansiosa para a continuação - sim, terá continuação! Agora é hora de saber mais sobre a autora, os próximos livros e a criação do mundo de Pluvia! :D





Sobre a autora: 


"Erica Azevedo nasceu na capital paulista, entre ruas abarrotadas e o ar poeirento do fim de tarde. Descobriu a literatura fantástica com a série “Harry Potter” e graças a ela se tornou uma aficionada por livros dos mais variados gêneros e autores. Ainda no ensino fundamental, escreveu um roteiro baseado na ditadura militar, o que a aproximou ainda mais da escrita. Mas foi observando a chuva borrar a janela da sala na casa onde morava com os pais e, depois de anos vivendo no mundo dos livros, que a ideia de uma realidade totalmente nova lhe veio à mente. Em meio a idas e vindas começou a contar a história de Ana e sua saga por Pluvia e pelos mundos de Lucien. Atualmente dedica-se a graduação de Ciências Políticas."





[Devaneios Estrelares] Qual é a melhor coisa em ser escritora?

[Erica] Acho que a melhor parte é poder ter contato com tantos leitores. Entrar nesse mundo literário me proporcionou lidar com expectativas sob uma nova perspectiva e a cada dia eu me deparo com mais descobertas. 

[Devaneios Estrelares] Alexi e Ana são, na minha opinião, um daqueles casais que tu torce pra que fiquem juntos. Você se inpirou em alguém para escrevê-los?

[Erica] Não, não me inspirei em ninguém em particular. A princípio eu não tinha pensado em um romance para os dois, mas conforme a história foi ganhado forma, pareceu natural que eles tivessem algo. 

[Devaneios Estrelares] Quais são os autores que tu mais admira? Eles influenciam na sua escrita?

[Erica] Já é meio corriqueiro em minhas respostas citar a J.K Rowling como a minha grande "mentora" nessa estrada literária. O fato de eu escrever fantasias está intrinsicamente relacionado a isso e a forma como eu me permito viajar por mundos distantes também é parte de sua influência. 

[Devaneios Estrelares] Qual foi a maior dificuldade que tu teve durante o processo de criação, edição e publicação do livro?

[Erica] Acredito que as dificuldades vieram depois de já publicado. É difícil para um autor desconhecido entrar no mercado e conquistar leitores e tornar sua obra conhecida. É uma dificuldade que ainda estou enfrentando. 

[Devaneios Estrelares] O final de “Pluvia” dá aquele gostinho de “preciso da continuação AGORA!”, o que podemos esperar da continuação?

[Erica] Olha, eu não posso falar muito sobre a continuação. O que posso dizer é que quando comecei a escrever estabeleci uma meta: fazer o leitor chorar. A partir disso você já pode tirar suas conclusões (risos). Bom, vem muitas outras aventuras por ai e uma dose de romance. E, claro, os mistérios estão sempre lá. 

[Devaneios Estrelares] Durante a criação do livro, tu compartilhava com alguém pra saber opiniões? Se sim, como isso influenciou na história?

[Erica] Tenho uma amiga que acompanha o processo de crianção desde os primeiros esboços. Também pude contar com a ajuda do meu irmão que vinha, hora ou outra, trazer altas doses de incentivo e palavras de conforto que permitiram que eu não surtasse. 

[Devaneios Estrelares] Em outra entrevista, você falou que é muito insegura quanto ao que  escreves. Qual foi a sensação de ver tantas pessoas falando bem de Pluvia?

[Erica] Eu me surpreendo a cada nova opinião e não posso negar que sinto meu coração dar saltar triplos em meu peito quando elas são positivas. É maravilhoso saber que eu fui capaz de encantar o leitor de alguma forma. 

[Devaneios Estrelares] Li que você está se graduando em ciências políticas no momento e isso deve tomar bastante tempo, né? Mas tens novos projetos em mente? Se sim, podes falar um pouquinho ou ainda são segredo? Haha

[Erica] Não faço muito segredo sobre meus projetos. Acho até que gosto de compartilhá-los com os leitores. Apesar da graduação tomar grande parte do meu tempo, eu tenho outros três projetos paralelos a série Os Mundos em andamento: uma distopia, um romance e uma fábula. Vem bastante coisa por ai! 

[Devaneios Estrelares] Sabemos que a literatura nacional não é muito valorizada, então o que você diria para convencer as pessoas a lerem Pluvia?

[Erica] Sabe aquele momento em que a chuva embaça a janela e a gente se vê perdida em pensamentos? Então, Pluvia está lá. Conhecer novos mundos é uma experiência fantástica e Pluvia espera ansiosamente para ser desvendada. Acho que vocês deveriam dar uma chance. 

[Devaneios Estrelares] Por fim, deixo esse espaço livre pra você. Deixe um recado para nossos leitores, dê uma dica para quem quer se tornar escritor, divulgue Pluvia... o que você quiser :D
[Erica] Primeiro eu gostaria de agradecer pelo espaço e parabenizá-la pelo trabalho e dedicação para com a literatura. É isso que torna escrever tão prazeiroso e fantástico. Estendo meus agradecimentos aos leitores do blog por proporcionarem essa troca boa que existe entre autor e leitor. Vocês nos motivam a querer melhorar e surpreender sempre mais. Por fim, àqueles que sonham com o caminho das letras, deixo uma reflexão: "Se a estrada é permeada por dificuldade, transforme-as em motivação. Afinal, todo bom escritor sabe que qualquer empecilho pode se acarretar uma maravilhosa história". 



Bom, então é isso. Espero que vocês tenham gostado da resenha e da entrevista (particularmente, achei a Erica um amor, super atenciosa com os leitores). Não esqueçam de deixar suas opiniões nos comentários :D




Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Devaneios Estrellares - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Design Divino.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo