11 julho, 2014

Dicas para organizar seus livros

Você é do tipo obcecada por livros organizados na estante assim como eu? Então esse post é para você! Confira algumas dicas para manter seus livros organizados.




Em primeiro lugar, tire todos da estante. Faça uma pilha no chão, na cama, onde quiser.

Agora, separe os livros que queres manter e os que queres doar em cantos opostos. Lembre-se que há muitas outras pessoas que merecem ler as histórias maravilhosas que você já leu. Elas só estão esperando a oportunidade ;)

Depois disso, tire o pó da estante, pode ser só com um pano levemente umedecido ou com algum produto especial. Uma boa dica é colocar revista/jornal embaixo dos livros, fica mais fácil para limpar e até mais bonito. Em seguida, tire o pó dos livros, mas só com um pano seco.

Agora, vamos lá:


1. Escolha a forma de organização

Pode ser por Editora, Gênero, Autor (esses eu não curto muito), Cor, Séries ou Tamanho. 

Organizo os meus por série e tamanho.



2. Diferencie livros lidos de não lidos

Sabe aqueles adesivos post-its coloridos? Compre os que são livres de ácido (acid-free), escolha uma cor para representar os livros não lidos e uma para representar os que você já leu e  cole na lombada dos livros. Se você é do tipo que lê vários ao mesmo tempo, vale até escolher uma terceira cor para os livros que você está lendo.

3. Livros na vertical ou horizontal?

Sempre na vertical! Se você colocar os livros na horizontal, uns por cima dos outros, os que ficarem mais embaixo poderão ser prejudicados pelo peso dos livros mais acima.
Já aproveitando, vamos falar dos livros didáticos: eles devem ficar sempre na parte mais baixa da prateleira, já que são mais pesados. Se você colocá-los em cima e sua prateleira for frágil, ela pode até quebrar.

4. Tenho muitos objetos pequenos na estante e falta espaço. O que fazer?

Você pode comprar uma caixa organizadora por menos de R$15 e deixá-la na estante mesmo, no lugar que você achar mais apropriado. Com certeza tomará menos espaço.

Se você for do tipo que não gosta de comprar e prefere personalizar, dá até pra pegar uma caixa de sapato e customizar.


5 Meus livros ficam caindo toda hora.

A solução para isso é muito fácil: apoio para livros! Há os mais elaborados como esses:

Ou até um objeto que você já tenha na estante (desculpe pela qualidade da foto, tiro outra melhor amanhã e edito o post).


Dica bônus: tenho tantos livros viajantes, livros de booktours e livros emprestados na estante que às vezes me perco no prazo.

Essa sou eu Recentemente separei uma prateleira da minha estante para os livros emprestados que estão comigo e colei post-its neles para saber a data de envio. Escolhi a prateleira mais próxima da porta, a que sei que sempre que passar por ali vou ver. Isso ajuda bastante a controlar os prazos e não deixar acumular muitos livros emprestados.


Espero que você tenha gostado e que as dicas realmente te ajudem. Beijos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Devaneios Estrellares - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Design Divino.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo